versoeprosa@hotmail.com



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

VERSO & PROSA


Por Fabiane Seleme



www.fabyseleme.blogspot.com.br
versoprosa@hotmail.com


"Pessoas com vidas interessantes não têm fricote. Elas trocam de cidade. Investem em projetos sem garantia. Interessam-se por gente que é o oposto delas. Pedem demissão sem ter outro emprego em vista. Aceitam um convite para fazer o que nunca fizeram. Estão dispostas a mudar de cor preferida, de prato predileto. Começam do zero inúmeras vezes. Não se assustam com a passagem do tempo. Sobem no palco, tosam o cabelo, fazem loucuras por amor, compram passagens só de ida."

Martha Medeiros




Manual do Paciente

Como estamos na semana da saúde bucal e ontem foi o dia do Dentista, resolvi fazer um manual do paciente. Nós dentistas estudamos em média cinco anos de Faculdade, mais dois de especialização, fora mestrado, cursos, doutorado, simpósios etc. Dentre técnicas e teoria, aprendemos a parte da psicologia que é de extrema importância para um atendimento eficaz, além dela toda a parte de dinâmica, de como se comportar diante do paciente, de compreender seus hábitos e segredos e tentar da melhor forma possível resolver sua queixa. Mas alguém explicou para um paciente como ele deve se comportar? Nós dentistas também somos pacientes, clientes em diversas áreas, refletindo sobre isso aqui vai um alerta geral para que haja uma troca saudável e de sucesso.

Começando com a chave de todo o sucesso, PREVENÇÃO. Sim, diante de tanta propaganda sobre clareamento e estética a prevenção parece que fica um pouco escondida, longe de mim não ser a favor da estética, mas é aquela velha história, antes de fazer lipoaspiração, tente emagrecer sozinho, antes de fazer clareamento, tente parar de fumar. Entende? É por aí, percebo que as pessoas estão mais importadas realmente com o sorriso, que fiquem brancos, bonitos na fotografia, mas na verdade toda a parte funcional do organismo começa na boca, uma vez que o alimento é o combustível para nossa máquina corpo humano, e a boca é a porta de entrada,  todas as estruturas dentro dela tem um significado para o melhor funcionamento, e os dentes antes de sorrir, tem a função de trituração de alimentos. 

A mastigação é a principal função dos dentes, cada classe (caninos, molares, incisivos etc) têm sua função, ou seja, qualquer um que seja perdido já está comprometendo e muito o equilibrio de todo o corpo. A língua também tem sua importância assim como saliva e todo o resto. Para prevenção, principalmente a infantil, é realmente fundamental a dobradinha "escova e fio dental". Não precisa ter escova elétrica, nem escova para língua, nem pastas caras e coloridas, a prevenção sempre é barata, você já ganha os dentes de presente naturalemnte do seu corpo porque ele sabe o quanto vai precisar deles, e cabe a você cuidar, o que não exige muito. Escovação após as refeições, fio dental pelo menos uma vez ao dia passando corretamente e enxaguatório bucal uma vez ao dia. Escolher escova macia. Evitar corantes como café preto, chá preto, chimarrão porque são alimentos que causam manchamento e principalmente o cigarro, que além de manchas causa inflamação gengival, compromete a língua e demais estruturas.

O legal é também a educação bucal, na escola quando pequenos temos esses hábitos saudáveis que infelizmente são abolidos no primário e logo substituídos por balas, doces, refrigerantes, tudo o que a cantina pode oferecer, e as crianças nessa fase não levam escova para a escola. Essa etapa é difícil mesmo, mas garantir duas vezes por ano visitas ao dentista, e se ainda fizermos uso de selante conseguimos manter essa "doce" fase numa boa, desde que a mamãe nao ache selante caro, porque os valores na odontologia são calculados pelo Conselho Federal, e vale a pena investir sim em saúde do que em remédio no futuro. 

Outra coisa é fazer as crianças entenderem que dentista é um profissional como qualquer outro, que ele não vai aplicar injeção se não se comportar e que ele não vai machucar ninguém, infelizmente ainda existem pais com essa filosofia, que querem entrar na sala de atendimento, que querem mostrar ao profissional o que deve ser feito, e que passam um certo pânico aos filhos, contenham-se, hoje em dia é tudo tão colorido e moderno, que não tem mais como o dentista ser comparado a vilão filme de terror. 

"Olhadinha", aiaiaiai outro ponto primordial, até para dar olhadinha na balada, pra ver se você entra ou não no barzinho tem que pagar a comanda, e está certíssimo, as consultas são cobradas sim pessoal, assim como pagamos arquiteto, advogado, médico, personal e barzinhos por aí, ninguém olha nada, a olhadinha nada mais é do que o diagnóstico completo de uma boca, e isso vale muito, isso vale tudo, porque foi com muito estudo que conseguimos com segurança passar aos pacientes o motivo da dor, do desconforto e tantas outras queixas e poder com clareza distinguir um tratamento de canal de uma extração dentária.

Não visite seu dentista só por motivos ruins, agende e previna-se, voltando ao assunto chave, com a prevenção seu bolso agradece e sua saúde também. Nunca fale mal de outros profissionais, se você viveu uma situação difícil, não é falando mal de um colega de trabalho que vai adiantar, isso é deselegante, a primeira vez que você for a um consultório entenda que é um início. E se tiver dúvidas esclareça com seu dentista e não com a vizinhança, é o profissional que sabe do seu histórico, que sabe o que é o melhor para você, o porquê de estar usando esse material, aquela técnica. E converse sobre você, não adianta chegar para um atendimento e perguntar sobre o tratamento do filho, ou sobre o que o marido deveria fazer, não, se o horário é seu, use e abuse dele para você.

Agora se o seu caso é aquele cultural, de gerações mais antigas em que tivemos sérios problemas sobre saúde bucal. Em um passado não muito distante os próprios dentistas não tinham muita opção de tratamento, na maioria das vezes o que usavam eram extrações, restaurações enormes em amálgama (aquele material metálico) e de vez em quando um tratamento de canal, por conta disso, da estrutura dos consultórios, do serviço público escasso e da cultura dos pais com relação a escovação e tudo mais, temos um número grande de pessoas que necessitam de próteses dentárias. A notícia boa é que hoje existem muitas opções de tratamento assegurando conforto e estética, porque voltamos ao início, nós só vamos conseguir um funcionamento cem por cento se todos os dentes estiverem em harmonia e desempenhando sua função. Por isso a perda de um ja é motivo para procurar um dentista. 

As próteses substituem os dentes perdidos, o que acontece ainda com mais eficácia quando instalados implantes. Claro que o preço sobe, é natural, pois quanto mais invasivo um procedimento mais caro fica, mas levando em consideração que ninguém quer ter problemas de estômago no futuro, porque sem dentes para mastigar, automaticamente começa um desgaste dos dentes do sorriso (os da frente) e você começa a engolir tudo inteiro, haja omeprazol para estômago, haja mamão para que o intestino funcione, haja paracetamol para a dor de cabeça toda a manhã, e aos poucos, a pessoa vai se sentindo cansada, debilitada, sendo que a causa esta ali, bem na porta de entrada.

A Ortodontia é sempe uma ótima pedida para correções, porque é ela que vai alinhar e definitivamente acertar as arcadas para que a mastigaçao fique com total aprovação. Mas um alerta, não se limite ao tratamento ortodôntico, ao mesmo tempo desse tratamento você deve continuar a realizar limpeza e prevenção, não tem nada mais paradoxal do que uma arcada linda depois de uma ortodontia bem feita e uma boca repleta de placa bacteriana e cáries. Faça o que o seu dentista pedir, se após a instalação do aparelho ou prótese for recomendado não comer pipoca e torresmo, acredite, não coma, não seja rebelde com seu tratamento, porque isso só retarda e distancia a conclusão do mesmo.

Depois de tudo isso, aí sim recomendo um clareamento bem show, um piercing, um ajuste nos detalhes, para deixar o sorriso ainda mais lindo, porque com certeza ele já vai estar lindo, você nessa fase já vai ter conseguido o tão esperado equilibrio e a consequência é um sorriso bacana mesmo, se sentir bem, comer bem não tem preço, ou tem, por isso agende sua consulta de rotina.

Dra. Fabiane Seleme
CROSC 8806



 

 




Um comentário:

Fafá disse...

Parabéns,dicas fundamentais!