versoeprosa@hotmail.com



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

VERSO & PROSA

Por Fabiane Seleme


www.fabyseleme.blogspot.com.br
versoprosa@hotmail.com


"Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"

                                                                   Fernando Pessoa




 
Amigos 

“Ou é meu amigo ou é meu inimigo”, levando em consideração que somos da paz e não da discórdia, o esquema então é ter amigos. Deve ser por isso a quantidade nos tempos modernos e nas redes sociais que passam de 500 nos nossos perfis. Mas quem é que você considera amigo? E como explicar uma solidão coletiva que afeta muitas pessoas com tantos e tantos amigos? Basta entender que o necessário não é ter, mas sim ser amigo. 

A questao é, será que nós estamos sendo amigos de alguém, será que nós estamos dando a alguém o melhor que podemos? Porque seu amigo merece tanto uma amizade quanto você. E a consequência de ser é ter no futuro opções, isso mesmo, e nunca, jamais se sentir sozinho.
 
Já considero meu amigo aquela pessoa com quem existe laço, vínculo, preocupação, encantamento, interesse, interação e uma troca de sentimentos. É alguém com quem realmente a gente tem alguma afinidade seja ela qual for. Sendo assim, cabe a você dividir bem seu tempo com seus amigos e seus desejos. 
Não vejo nada demais fazer parte de várias tribos de amigos, desde que você se doe devidamente em cada uma e absorva o melhor de cada um também, todo mundo tem algo de bom para dar, e dá trabalho descobrir essa troca, mas vale a pena, basta  ficar aberto e atento a tudo.

O objetivo é ter amigo pra fazer bem. Tem aquele que você vai conhecer numa única noite, trocar email, telefone, mas nunca mais vai encontrar e pode crer que ele vai ter a mesma importância do que o velho e bom amigo de infância se conseguir cumprir com o seu papel de verdadeiro amigo naquele momento. Os de infância sempre terão um gosto especial, porque compartilharam toda uma história, a mais doce e mais inocente da sua vida, tem aqueles de infância que você já não tem mais papo, mas naquele momento o significado de amizade prevaleceu e tem os que fizeram parte tão intensamente do dia a dia que toda vez que se encontram é como se tivessem acabado de se despedir.

Amigos da ginástica, yoga, natação, amigos dos amigos, amigos dos pais, dos irmãos. Que acabam sendo seus convidados nas mais diversas comemorações e tão aguardados como os amigos da balada e os do clube.
Amigos da família, que compartilham a festa mais renovadora e encantadora do Ano, o Natal,  que tem  a mesma origem, o mesmo sangue, que permitem uma interação de idades, uma viagem no tempo de gerações e culturas.
Amigo do peito pra uma boa fossa, amigo cabeça pra um conselho, amigo pop pra colocar nome na lista da festa, amigo sensível pra você dar conselho, amigo louco pra filosofar, amigo engraçado pra cinema, amigo comilão pra rodízio de pizza, amigo engajado em causas sociais,  descolado para comidas exóticas, amigo das férias pra pura diversão, amigos virtuais tão presentes.
Amigo músico para aplaudir e pedir bis, amigo de vida simples no campo, da capital, amigo do exterior, amigo vizinho pra emprestar  ovo, amigo no trabalho pra quebrar um galho, amigo na faculdade pra assinar a chamada, estudioso pra emprestar caderno,  amigo empolgado pra te tirar da cama com gripe, amigo parceiro pra festa estranha com gente esquisita, amigo de fé pra uma boa reza,  companheiro pra brindar por nada,  corajoso pra te aguentar de tpm,  sincero pra dizer que a roupa ficou horrível, amigo carinhoso pra te dar um abraço de chegada e chorar na despedida... amigos amigos amigos...

Abra sua mente, amplie sua tribo e deixe os amigos entrarem e sejamos amigos! Solidão que nada, só não pode convidar seu amigo sertanejo para uma rave ou o metaleiro para passar o carnaval de axé na Bahia!

E subitamente, como uma estrela cadente vai aparecer o que chamo de amigo completo, que é aquele que tem um pouco de todos, que consegue ser um pouco de tudo, com muita naturalidade, aquele que você pode puxar qualquer assunto, fazer mil coisas, ser você mesmo, aquela pessoa autêntica que misteriosamente vai compreender cada palavra sem que você precise explicar e é pra essa amiga mais que especial e completa que dedico o blog de hj, que dedido o AQUELE ABRAÇO com muito carinho e muito grata pelos 26 anos de amizade enviando muita alegria, paz e saúde pelo seu aniversário dia 13.10! 
Prá você e por você LÊ (Letícia Miotto).

Fabiane Seleme



 

Nenhum comentário: