versoeprosa@hotmail.com



quinta-feira, 24 de outubro de 2013



VERSO & PROSA



Por Fabiane Seleme


www.fabyseleme.blogspot.com.br
versoprosa@hotmail.com


 "Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." Albert Einstein



JUVENTUDE CONSCIENtente

Quem nunca ouviu a frase: “Essa juventude está perdida” que levante a mão.
É natural que quanto mais experiência os adultos adquirem, mais percebem as precipitações dos jovens. Lembro do vô Werka aconselhando: - Menina, telefone é só para recado e não pra conversa. Esse aparelho vai acabar deixando esses jovens anti - sociáveis. Que nada! Sobrevivemos as fofocas diárias no telefone, as broncas quando as contas chegavam e quanto ao social? Tudo em cima! A roda de amigos só cresceu! No entanto, o toque foi válido e toda geração se inclui nesse conselho, e quer saber, é só mudar o “telefone” por qualquer outro aparelho que te couber!
Eu logicamente que vou correndo defender a minha. Sou de uma geração de consciência, é assim que defino. Ora, não é a toa que doenças como ansiedade, depressão, stress estão tão na moda e com altos índices em jovens a partir dos anos 2000. Anos 2000 = A MINHA GERAÇÃO!
Modernidade, progresso e cultura a parte porque são processos naturais que todas as gerações passam e passarão ao longo dos anos conforme influências, tendências da época. O que observo é a inversão de valores mesmo, na teoria e prática.
Nós chegamos a sentir o cheiro de álcool do mimeógrafo nas nossas provas da escola, mas éramos obrigados a cursar computação nas horas extras, senão, não conseguíamos executar as tarefas de casa. 
Nós chegamos a apresentar no mesmo ano, trabalhos em disquete e em CD.
Tivemos o prazer de conhecer os primeiros celulares: enormes, pesados, com um único toque de chamada, e tivemos o desprazer de ver a influência social que eles causavam acoplados nos cintos de nossos pais.
Somos uma geração que viu lixo sendo jogado pela janela durante as viagens como algo normal e somos a mesma geração que pede em Posto de gasolina sacola de lixo para o carro, e que mesmo sabendo que é pouco para o planeta e natureza, naturalmente fazemos a reciclagem em nossas casas e ambiente de trabalho.
Então conscientemente tentamos mais alternativas como:
*Não usar imbuia, pau - brasil e tantas espécies de madeira em extinção (exploradas e infelizmente não reflorestadas) para construir nossas casas e móveis, mesmo sabendo da pouca durabilidade dos produtos  disponíveis no mercado atualmente.
*A não encher a garagem de automóveis, pelo monóxido de carbono e outros gases poluentes emitidos na atmosfera, mas nos damos o conforto de termos ao menos um, pois considerando que depender apenas do transporte público no nosso país é uma tarefa complicada.
*Pedalamos muito mais, continua sendo divertido como quando crianças, mas agora adultos vemos também a utilidade em se ter uma “magrela”.
*A palavra sustentável é uma das mais faladas por gente da nossa idade!
*Usamos camisinha tranquilamente.
*Falamos e tratamos o sexo com naturalidade.
*Não compramos mais tantas revistas de dieta, vamos direto ao nutricionista ou endocrinologista.
*Buscamos terapias alternativas pela influência das culturas orientais em nosso convívio.
*Continuamos usando drogas e lutando contra elas, contra o tráfico e tudo de negativo que elas representam, mas agora já compreendemos a diferença das lícitas e ilícitas e dos efeitos no organismo.
Não se surpreenda se encontrar a nossa geração tomando uma coca cola bem gelada! Ah, é bom demais! Mas já não acreditamos na propaganda inofensiva vinculada a ela!
Sim, nossa geração já percebeu que as “gostosonas” do comercial de cerveja consomem água mineral! Mas nós seguimos brindando com cerveja e fritas e convivemos com a saliência abdominal como consequência desse ato.
Ficamos chocados com o consumismo desenfreado, apesar de "ops", estar usando um “Nike” nos pés. Porém felizmente, o turismo nacional vem crescendo, e já procuramos outros lugares do globo para passar férias que não seja os EUA.
Temos interesse em aprender espanhol tanto quanto inglês, mas primeiramente basta estudar a nossa nova ortografia.
Assistimos mais do que somente a mídia nacional, continuamos lotando festivais de música e estádios de futebol.
Pecamos em tomar banhos demorados!
Respeitamos todas as religiões e cultivamos a fé acima de tudo.
Praticávamos bullying, ora ingênuos, ora propositais mesmo não existindo definição para esses atos. E apesar das tentativas de combate continuamos convivendo com preconceito, mesmo sabendo bem o que significa.
Nossos ídolos se caracterizam pelo o que SÃO e não pelo o que TEM.
Sentimos vergonha dos nossos governantes e não o aplaudimos em Cerimônias Oficiais. Indignação é o que sentimos em viver uma realidade tão distante da nossa Constituição.
Refletimos sobre “ter filhos”, e teremos, continuaremos nossa espécie, porque somos otimistas e cheios de esperança.
Por tudo isso, não, a geração de 2000 não é perdida. Definitivamente. Temos liberdade para escolher de fato nossa profissão, mesmo imaturos, temos liberdade para escolher nossos parceiros e parceiras, mesmo inexperientes, temos liberdade para trilhar nosso caminho. E assim caminhamos, porque temos coragem, fé e determinação. E se algo precisar ser refeito, que então seja, teremos força de vontade para tal. Porque temos consciência da ação e reação!
Viu só, somos cheios de boas intenções e bons sentimentos, cheios de erros e inconstância, de dúvidas, desempenho e empenho, então qual seria o segredo para uma geração dormir com a consciência tranquila no travesseiro?
Ah, quanto a isso, acredito que somente com três boas e cheias taças de vinho!

Fabiane Seleme



Aquele abraço  

Cor de rosa para minha querida madrinha e vice-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Canoinhas SC  Darli das Graças Costa, um forte abraço a ela e a essas maravilhosas mulheres voluntárias que despertam em nossas vidas sobretudo em Outubro a consciência da prevenção e da saúde! Parabéns!




Nenhum comentário: